Home

|

Contato

| (11)

5083-8271   



E-mail 

  

Senha 

  

Esqueceu sua senha?      

Página Inicial > Quem Somos > Anibal Silveira

  • Anibal Silveira


Anibal Cipriano da Silveira Santos, nasceu em São Roque, São Paulo, em 1902. Cursou a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de ter recebido posteriormente o título de psicólogo. Exerceu no Hospital do Juqueri as funções de anatomopatologista, psiquiatra, médico interno, residente e chefe de clínica. Desde 1935, começa a utilizar sistematicamente a prova de Rorschach em suas pesquisas e nos exames de pacientes. Publica a sua primeira sistematização pessoal do Psicodiagnóstico em 1943.

A partir de 1954, Silveira transmite o ensino do Rorschach a alguns colegas no Juqueri e apenas em 1958, no recém fundado curso de psicologia, assume cursos de técnicas projetivas, e da Psicopatologia, iniciando a partir de então, o ensino universitário de Rorschach e Psicopatologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras na USP. Dedicou-se a trabalhos no setor de Saúde Pública, e participou ativamente da organização e realização de cursos de doutoramento, especialização e de livre-docência, nas áreas de Psicologia, Psicopatologia e Psiquiatria.

Autor de mais de 425 trabalhos científicos, nos seguintes campos: Psiquiatria Clínica, Rorschach, Genética Humana, Psicologia e Antropologia, Patologia Cerebral, Fisiologia Cerebral, Leucotomia Cerebral.

Em 1964, apresentou sua contribuição definitiva do Psicodiagnóstico com sua magistral tese de livre docência defendida na Faculdade Paulista de Medicina. A publicação de sua tese, em 1ª edição, foi rapidamente esgotada, uma nova edição ampliada foi publicada em 1985 As inovações teóricas relacionadas aos dados empíricos introduzidos neste trabalho e a sua extensa gama de aplicações abrangem aos diversos campos de estudo do comportamento humano normal e patológico.

Na década de 70, após organizar diversos serviços de psiquiatria no interior do Estado de São Paulo (Botucatu, Itapira, Campinas, Jundiaí), Anibal Silveira retoma o ensino no Hospital do Juqueri, vinculando-o à Faculdade de Medicina de Jundiaí. Poucos meses antes de sua morte Anibal Silveira dedica-se mais intensamente à revisão e ampliação do texto de sua livre docência, mas apenas 6 anos após sua morte foi publicada. Faleceu em 16 de agosto de 1979.

CRONOLOGIA - Clique para fazer o download (PDF)

 


Newsletter

Cadastre-se e receba nossas notícias e a agenda de cursos.

R. Remanso, 98 V. Mariana CEP.: 04013-010 São Paulo - SP/ Brasil

Direitos autorais sobre a reprodução de conteúdo desse site da Sociedade Rorschach de São Paulo.
É proibida a reprodução do conteúdo das páginas do site da Sociedade Rorschach de São Paulo em qualquer modo de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem a autorização da diretoria. Lei nº 9610, de 19/12/1998 do Governo Federal Brasileiro.
Todos os direitos reservados - 2008 - Desenvolvido por DGroup.