
HISTÓRICO
Sociedade Rorschach de São Paulo
Fundação 24/07/1952
A história da Sociedade Rorschach de São Paulo está associada ao nome do renomado psiquiatra e psicólogo Aníbal Silveira, fundador da mesma a 24 de julho de 1952, com os objetivos específicos de ensinar o Psicodiagnóstico de Rorschach, de discussão científica da interpretação de protocolos e de aspectos relacionados à interpretação dos mesmos. Naquela ocasião. apenas alguns psiquiatras ou professores universitários haviam estudado o método de Rorschach, após sua aprendizagem nos Estados Unidos ou na Europa.
Em 1959 Aníbal Silveira convidou alguns membros da Sociedade Rorschach de São Paulo para seu primeiro estatuto oficial, o que ocorreu na sede da Associação Paulista de Medicina. Os membros que elaboraram o estatuto foram, além de Aníbal Silveira, Antero Barrada Barata, Antonio Miguel Leão Bruno, Cícero Christiniano de Souza, Ibrahim Matias, Isaías Melsohn, Mauricio Levy Júnior, Otávio Luiz Barros Salles, Spartaco Vizzoto e Ruy Galvão de Andrada Coelho. Em 1968, a Sociedade Rorschach de São Paulo organizou o Primeiro Encontro do Psicodiagnóstico de Rorschach, coordenado por Luiz Dias Andrade, Fernando Vilemor Amaral e Lucia M. S. Coelho. Nessa ocasião foi fundada a ALAR (Associação Latino-Americana de Rorschach), com participantes da Argentina, Uruguai, Peru e Chile.
Em 1992 foi fundado o Núcleo de Rorschach do Mato Grosso do Sul que também ministra o curso oficial de Especialização no Método de Rorschach atendendo à toda região. Na Sociedade, são freqüentes os encontros e palestras como parte de suas atividades. Muitos trabalhos têm sido discutidos nessas ocasiões, e publicados, entre os quais ligados às áreas de neurologia e de psiquiatria.
Atualmente a Sociedade tem centrado suas preocupações em garantir aprendizado sério e profundo do método.
Além do ensino de Rorschach desenvolvemos outros cursos nas áreas de psicologia e psiquiatria.